sexta-feira, 4 de maio de 2012

66,8% aprovam realização da Tusca


Numa consulta pública com recorde de participação, um total de 66,8% das pessoas que se manifestaram se colocou a favor da manutenção da Tusca (Taça Universitária de São Carlos) no calendário oficial de eventos do município. Os demais 33,2% que opinaram sobre o tema se colocaram contra a permanência da Tusca entre os eventos do cronograma municipal anual.
A consulta foi realizada exclusivamente através da internet. Para opinar, a pessoa tinha que abrir o site da Câmara e o link da consulta e digitar um texto no qual manifestasse a sua opinião à festa.
A Tusca é um evento que já é realizado há mais de 30 anos em São Carlos. Nas suas últimas edições foram registradas duas mortes durante o corso, micareta que abre o evento e também houve, em 2011, o atropelamento e morte de uma idosa por um estudante embriagado que participava de uma das festas da Tusca.
Os resultados da consulta foram divulgados na tarde de ontem pelo presidente da Câmara Municipal, Edson Fermiano (PR) em entrevista coletiva, no Edifício Euclides da Cunha. Foram registradadas 1.917 participações pelo site oficial da Câmara Municipal entre os dias 18 de outubro e 17 de novembro de 2011. Todas as opiniões constam de uma publicação da Câmara Municipal. O livreto tem 484 páginas e foram impressos 500 exemplares.
CONTRAPONTO – O vereador Equimarcílias de Souza Freire (PMDB), vereador que realiza uma verdadeira “cruzada” contra a Tusca, minimizou os resultados. Segundo ele, o resultado já era previsto devido às características dos usuários da internet. “Em mais de 90% dos casos, as opiniões são da garotada e de outras cidades. A consulta é um importante instrumento democrático. Este assunto transcende a vontade da cidade. Um total de 99% dos participantes da Tusca é de universidades de outros municípios. O livreto não expressa sequer 5% da vontade da população de São Carlos”.
Defensor da Tusca e autor da lei que coloca a Taça Universitária no calendário oficial de eventos de São Carlos, o vereador Lineu Navarro (PT) ressalta que o resultado revela a ligação da cidade com o mundo universitário e seus eventos. “Do meu ponto de vista, isso deixa claro que a lei foi acertada, incluindo a festa universitária no calendário de eventos. Seria uma aberração negar o papel das universidades públicas e suas manifestações culturais, políticas e esportivas em São Carlos. Nos últimos 50 anos o desenvolvimento da cidade foi puxado pelas universidades públicas do município”.
O presidente Fermiano comenta que a consulta teve quase 2.000 acessos. “A participação da população mostrando interesse é algo muito importante. A consulta reflete as opiniões. Temos uma lei do Freire que deseja revogar a lei que prevê a Tusca no calendário oficial municipal. Esta pesquisa e mais a argumentação em plenário, segundo o estado de direito, trará aos vereadores uma maior visão sobre a matéria”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário