sábado, 5 de maio de 2012

Cantor sertanejo Tinoco deixará saudades.


O cantor sertanejo Tinoco, como era conhecido pelo Brasil, morreu na madrugada desta sexta-feira (4), aos 91 anos de idade, no Hospital Municipal Ignácio de Proença de Gouvêa, na Mooca, Zona Leste de São Paulo, devido a uma insuficiência respiratória. O cantor fazia parte da dupla já extinta, Tonico e Tinoco. José Perez nasceu em Pratânia, no interior de São Paulo, e ficou conhecido como Tinoco, quando formou uma dupla sertaneja com seu irmão João Salvador Perez, o Tonico, assim Tonico e Tinoco tornaram-se uma das mais importantes duplas sertanejas da história da música brasileira. Eles começaram em 1935, e venderam mais de 50 milhões de cópias de seus 83 discos. A dupla acabou em 1994 com a morte de Tonico, no dia 13 de agosto. Juntos realizaram milhares de apresentações, e entre os sucessos mais conhecidos estão as músicas “Tristeza do Jeca”, “O menino da porteira”, “Chico mineiro” e “Moreninha linda”.
Nessa trajetória Tinoco esteve em São Carlos por diversas vezes, onde trouxe alegria e deixou muitos fãs e amigos. O são-carlense Miltinho de Carvalho foi amigo de Tinoco e diz que o músico era bastante alegre e amável. “Conhecia muito bem o Tinoco, quando ele vinha para São Carlos, eu fazia a recepção para ele, ia ao hotel, almoçávamos juntos, e sempre era uma alegria tê-lo por aqui. Lembro que ficava muito feliz quando em seus shows dizia que eu era seu ‘filho preto’. Ele era muito alegre e amável com as pessoas, familiares e amigos, além do amor que tinha pela música. Acompanhei o Tinoco, em vários shows não só aqui em São Carlos, como em outras cidades, ele e o irmão têm muitos fãs por aqui, alguns até são colecionadores de suas obras”.
O cantor Fábio Santos, da dupla Pedro e Fábio, também conhecia o músico pessoalmente e diz que Tinoco foi uma das principais referencias da música brasileira. “A história de Tonico e Tinoco é também da música caipira e consequentemente da música sertaneja. Dizem que na primeira gravação em estúdio, a potente voz do cantor estourou um microfone, o que já indicava que algo novo estava surgindo para a música, eles tinham chegado para ficar”.
Fábio e seu parceiro Pedro sempre tocam as músicas de Tonico e Tinoco em suas apresentações. Para ele, as canções são capazes de erguer a plateia e tornar os shows empolgantes. “Quando queremos fazer a platéia dançar, basta puxar músicas como ‘Moreninha linda’ ou ‘Baile na roça’, para a animação ser garantida. O estilo deles é contagiante e fala ao coração das pessoas. Já tivemos até o grande prazer de dividir o palco com Tinoco, e agradecê-lo pelo legado deixado na música sertaneja”.

Um comentário: