domingo, 6 de maio de 2012

Mexa-se


Mexa-se
Como vocês devem ter percebido, em praticamente todos os textos relacionados à saúde e qualidade de vida, sempre resaltamos a importância da atividade física, porque alimentação e atividade física estão intimamente ligadas à saúde e ao bem-estar físico e mental.
Para quem diz que não gosta de esportes é porque ainda não descobriu uma atividade física que gosta de praticar, existem várias opções que não se limitam a esteira.
As atividades ao ar livre como caminhadas, corridas, ciclismo são uma ótima opção, que além de todos os benefícios que geram a saúde, também nós coloca mais perto da natureza, com essa vida tão urbana que temos levado, que tal respirar um pouco de ar puro na pista de saúde da Universidade Federal?
Para qualquer pessoa que deseja iniciar uma atividade física mais direcionada deve em primeiro lugar procurar orientação de um profissional da área de educação física devidamente credenciado.
E é muito importante lembrar que de forma alguma se deve praticar qualquer atividade física de estomago vazio. A combinação certa dos alimentos podem melhorar muito a sua performance durante o treino, bem como a repor as perdas de vários nutrientes que ocorrem durante os exercícios.
Partindo desse principio darei algumas dicas sobre o que comer antes e depois da atividade física.
Estas sugestões são ideais para você comer até uma hora antes do treino – garantindo energia para o exercício. E até uma hora depois, para recuperar o pique e poupar os músculos.
O que comer antes do treino
“Sem glicogênio (a energia vinda dos carboidratos), o corpo tem mais dificuldade de queimar gordura. Pior, rouba proteína da massa magra para usar como combustível. E aí lá se vai o músculo e a gordura fica”. “Além disso, existe o risco de hipoglicemia (baixa de açúcar no sangue), que provoca tontura e até desmaio”.
As opções de lanches antes da prática de exercícios devem recair sobre alimentos ricos em carboidratos, que fornecem energia ao organismo. Para quem malha durante cerca de uma hora as opções são: uma fruta, um suco, uma barrinha de cereais ou um iogurte com fibras (linhaça, granola, chia).
Quem faz um treino mais intenso, com mais de uma hora de duração ou malha antes do jantar, pode acrescentar um sanduíche de pão integral com queijo branco e peito de peru, por exemplo. Mussarela, queijo prato, presunto, salame, coxinha e croissant devem ficar fora, pois são muito gordurosos.
Mantenha o corpo bem hidratado
É um lembrete: as bebidas isotônicas devem ser consumidas com moderação. Elas são indicadas para quem tem uma atividade física intensa, com duração superior a uma hora. O ideal é beber de 100 a 150 ml de água a cada vinte minutos de exercício para manter a hidratação corporal.
Uma boa dica é consumir água de coco depois da atividade física, pois ela hidrata o corpo e repõe alguns minerais perdidos pelo suor.
O que comer depois do treino
Nada melhor do que consumir proteína logo após a atividade física, o ideal seria consumi-la na primeira hora após a aula, pois é quando as fibras musculares, que sofreram microlesões, estão se regenerando, ou seja, essa proteína vai fortalecer os músculos e tratar daqueles que se “esforçaram” demais. Uma pequena dose de carboidrato também é fundamental, como sempre os integrais, para manter a energia do organismo.
Fontes de proteínas magras: ovos, peito de frango, carne sem gordura, peixes e laticínios.
Lembre-se que pequenas práticas fazem uma grande diferença no seu bem-estar e qualidade de vida.
Continuem enviando sugestões de assunto para Giovanna@jornalpp.com.br, com a participação dos leitores nossa página fica cada dia mais dinâmica e interessante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário