domingo, 6 de maio de 2012

São Carlos conquista grandes eventos esportivos

O empenho do prefeito Oswaldo Barba tem trazido excelentes resultados para São Carlos na área do esporte. Com investimentos que se aproximam a 3% do orçamento municipal, muito acima da média das cidades brasileiras, cujo percentual é de 0,9%, a cidade vem se destacando como o novo centro de grandes eventos esportivos.
São Carlos tem recebido uma série de eventos que a colocam como referência no cenário esportivo nacional e internacional. Além do Pré-Olímpico Sul Americano de Vôlei Feminino, que acontece de 9 a 13 de maio, competição reunindo 7 seleções e que vai garantir à campeã uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres, a cidade vai sediar o Mundial de Balonismo em 2014.
A inauguração do ginásio municipal Milton Olaio Filho, em 2004, segundo maior ginásio do Estado de São Paulo, ficando atrás apenas do ginásio do Ibirapuera, foi primordial para que a cidade ganhasse projeção e atraísse esses eventos.
Em 2005, São Carlos realizou os 45º Jogos Regionais, evento que a cidade não sediava havia 30 anos. Os principais jogos da competição e as finais de todas as disputas de quadra foram realizados no Milton Olaio.
Nos anos seguintes os eventos se sucederam com as finais da Copa EPTV de Futsal, o Campeonato Brasileiro de Bumerangue, o Pan Americano de Handebol Masculino, os torneios amistosos das seleções Brasileiras de Vôlei Juvenil Feminino e de Futsal Masculino.
O craque Falcão, maior jogador da Seleção Brasileira de Futsal, fez no ginásio Milton Olaio Filho, em 2011, o seu gol de numero 300 com a camisa do Brasil, oportunidade em que a Prefeitura homenageou o atleta com uma placa que está fixada no ginásio. “São Carlos é uma cidade onde a gente tem sempre prazer de vir, o público comparece, faz o jogo ficar mais bonito. Eu fico feliz de ter deixado essa marca aqui e, queira ou não, São Carlos vai ficar marcado para mim pra vida inteira”, concluiu Falcão.
A fase brasileira do World Grand Prix de Vôlei Feminino de 2010, torneio organizado pela Federação Internacional de Voleibol (FIVB), que reuniu as seleções do Brasil, Japão, China/Taipei e Itália, foi o maior evento esportivo que a cidade sediou.

Vencida pela Seleção Brasileira, a competição em São Carlos, realizada pela primeira vez numa cidade do interior do Brasil, foi um grande sucesso. Segundo a FIVB, aproximadamente 25 mil pessoas assistiram os jogos no ginásio nos três dias do torneio.
“Eu já conhecia São Carlos e sabia que receberíamos todo esse carinho. Para nós é muito bom jogar em casa.
A cidade está de parabéns por tudo que ofereceu para a Seleção Brasileira e, com um ginásio como o Milton Olaio Filho, tenho certeza outros grandes eventos virão para a cidade”, comentou na época o técnico da Seleção Brasileira de Vôlei, José Roberto Guimarães, que havia jogado na equipe da ABASC/Tapetes São Carlos, na década de 1980.
Outro evento que a cidade realiza com destaque é a Copa São Paulo de Futebol Júnior, em parceria com a Federação Paulista de Futebol (FPF). São Carlos já foi sede em 10 edições da competição, tendo em 4 delas realizado jogos semifinais, fase que FPF só fazia na capital paulista e que fez aqui pela primeira vez em 2007.
O Damha Golf Club, reconhecido por possuir o 4º melhor campo de golf do Brasil, segundo a revista Golf Digest, em parceria com a Prefeitura, tem realizado diversas competições nacionais e internacionais.
Depois de realizar vários eventos de balonismo, como o Campeonato Paulista em 2007, a Copa Brasil em 2009 e 2011, e o Campeonato Brasileiro em 2010, evento que se repetirá neste ano, São Carlos conquistou recentemente em Birstonas, na Lituânia - cidade que também concorria a sediar o evento -, a sede do Mundial de Balonismo em 2014, evento que acontecerá pela primeira vez na América do Sul.
No ano que vem São Carlos vai sediar o Pré-Mundial de Balonismo, competição que vai reunir os principais nomes do balonismo do mundo, numa prévia do que vai acontecer no Mundial de 2014.
Durante a visita que fez à cidade nesta semana, por ocasião da inauguração da piscina da Fundação Educacional São Carlos (FESC), o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, disse São Carlos é vocacionada para grandes eventos por ter equipamentos esportivos de qualidade.

“O Governo Federal vai ajudar os municípios que têm vocação para o esporte, principalmente por estarmos próximo de realizar as Olimpíadas Rio 2016. Por isso, precisamos investir e preparar as cidades que podem abrigar um centro de treinamento ou centro olímpico. E São Carlos faz parte desse grupo”, reiterou Rebelo.
Para o prefeito Oswaldo Barba, São Carlos está num seleto grupo de cidades brasileiras com grande potencial para abrigar eventos esportivos, mencionando ainda que a cidade está na lista de possíveis Centros de Treinamentos de Seleções (CTS) para a Copa do Mundo de 2014 e para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
“Com os equipamentos esportivos que temos e outros que estamos construindo, como a pista de atletismo do futuro Centro Olímpico, São Carlos tem atraído e vai atrair grandes eventos nesta área. Tudo isso traz uma série de benefícios para a cidade, que além de projeção nacional e internacional, incrementa o turismo e injeta recursos na economia local”, finalizou Barba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário